•A função do setor/departamento de compras é comprar produtos para revenda ou insumos para a produção. Numa empresa comercial ela é o coração, sem ela as lojas não seriam reabastecidas, logo não gerariam rendimentos. Nos demais tipos de empresas também é muito importante pois cabe ao setor de compras manter o bom funcionamento da mesma mantendo a produção sempre abastecida de matéria prima.
•Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias:
–Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias;
– Obter mercadorias e serviços ao menor custo.
– Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
–Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.
•Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funções básicas:
–Determinar as especificações de compra: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa (tempo e lugar);
–Selecionar o fornecedor (fonte certa);
–Negociar os termos e condições de compra;
–Emitir e administrar pedidos de compra.
–---
Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo. Essa preocupação tem tornado a função compras extremamente dinâmica, utilizando-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como , por exemplo, a Internet e cartões de crédito.
Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo. Essa preocupação tem tornado a função compras extremamente dinâmica, utilizando-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como , por exemplo, a Internet e cartões de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário